segunda-feira, 16 de maio de 2016

Traumas

Resultado de imagem para trauma emocionalImagine que em, em sua vida, sofrerá diversos machucados. Pequenos arranhões, feridas, cortes profundos. Não é difícil imaginar isso, não é?! Afinal, quem nunca passou por quedas e pequenos acidentes no caminho?
Mas imagine que uma dessas feridas foi profunda. Ao contrário das outras que sumiram ou são leves cicatrizes que viraram história, essa ferida não se curou sozinha. Aconteceu algo e ela inflamou.  Agora imagine que essa ferida foi no ombro.
Então essa ferida está lá há muito tempo. Está com você desde quando era pequeno ou desde que aconteceu aquele incidente e você tenta escondê-lo, coloca bandagens, curativos, tenta diversos remédios, sem sucesso. Às vezes alguém coloca o dedo na ferida, e a dor é como a primeira vez, pois está inflamada. Você chora. Você passa a se proteger mais, tenta evitar que outro machucado desse aconteça. E essa inflamação começa a expandir e prejudicar tendões, nervos, músculos, começa a prejudicar também a função da mão.
Então, aquela ferida que não cicatrizou agora te limita em outras funções, te impede de realizar tarefas simples.
Assim é quando um trauma acontece. Diferente de outros acontecimentos ruins, o trauma deixa um registro doloroso e, muitas vezes, limitantes, que acabam por influenciar o modo de agir e reagir a outra situações da vida, influencia o olhar diante das situações. Um trauma pode causar dificuldades de sair de casa, de trabalhar, de dormir e até, de amar.

A psicoterapia proporcionará uma chance de curar esta ferida. Especificamente para traumas, a Terapia EMDR é muito eficaz. O psicólogo é um especialista. Como ela está inflamada, não pega anestesia. Sim, vai doer mexer nessa ferida, falar sobre esse trauma. Mas é necessário abrir, olhar, limpar direitinho cada canto, e aí então essa ferida poderá ir se fechando. Você descobrirá recursos em si mesmo para lidar com ela, para cuidar dela com esse especialista em lidar com dores e feridas que afirma e confia que o melhor remédio sempre esteve com você e que, no tempo dela, essa ferida será mais uma cicatriz e a lembrança de história de superação e aprendizados para contar, livre para viver imprimindo um novo olhar sobre o mundo.